No Caminho de Santiago de Compostela

A partir de domingo próximo, dia 1º de abril de 2007, este Blog vai ser atualizado, sempre que possível, a partir do Caminho de Santiago de Compostela, que vou fazer a pé. Se tiver ânimo e condições físicas, chegarei a Finisterre, no fim da Terra plana da Antiguidade. Serão mais de 800 km.
Usarei a chamada Rota Francesa, que na sua versão moderna começa em Saint-Jean-de-Pied-de-Port, nos Pirineus franceses.
Mas essa é a mesma rota milenar dos peregrinos e, também, das legiões romanas, carolíngias e napoleônicas, que por aí entravam na Península Ibérica (e batiam em retirada). Muitas vanguardas culturais - e ideológicas - entravam também por essa Rota.
A Rota Francesa - paralela ao litoral, no Norte da Espanha - foi a fronteira física e ideológica que dividia o Islã ibérico do mundo cristão. Foi o limite extremo onde chegou o Islã.
Diz a lenda que em uma das batalhas o próprio Santo Tiago apareceu montado em um corcel e distribuiu bordoadas a torto e a direito, ajudando os cristãos a vencer os mouros.
Depois de um largo período de decadência, o Caminho está mais vivo do que nunca. Impressionado com essa vitalidade, vou conhecê-lo in situ, por motivos não religiosos, místicos ou esotéricos, mas com muito respeito pelos milhares que o fazem por tais motivos.
Seguirei os passos de Guy Veloso 14 anos atrás, documentado no livro Via Láctea: Pelos Caminhos de Santiago de Compostela, que já está na terceira edição, pela Tempo d'Imagens.
Ultreya!

Comentários

Anônimo disse…
Aqui na Amazônia, com razoável facilidade, é possível se andar em terras nunca antes navegado, digo por Homo sapiens, isso inclui mesmo os índios.
Tão incrivel quanto, deve ser caminhar onde milhares de gerações caminharam( barbaros, visigodos, vinkings, romanos, etc).
Sucesso na sua empreitada!
Yúdice Andrade disse…
Essa é uma empreitada para quem está em busca de alguma coisa, de alguém ou de si mesmo. Espero que tenha êxito - e que as condições físicas ajudem. Um abraço e boa viagem.
Anônimo disse…
Boa viagem, meu caro. E volte renovado, com bastante novidades para nos contar.
Anônimo disse…
Boa viagem, Alencar. Se você tivesse tempo, poderia postar fotos da viagem no blog: as paisagens da região são incríveis. Quem sabe na volta?
JOSE MARIA disse…
Amigos

Agradeco os comentarios e os votos.

Desculpem a demora. Só agora tive tempo, depois de dois dias de chuva e um pouco de neve.

Vou tentar fazer um post agora mesmo, de Puente La Reina.

Postagens mais visitadas