Notícias de Cuzco (3)

Hoje tomei uma overdose de imersao no mundo inca. Passei o dia inteiro entre mercados e ruínas.
Em Ccorao comprei artesanato diretamente dos artesaos (chullos e chompas), fugindo um pouco do mercado bastante comercial de Pisac.
Em Ccohahuassi visitei um zoológico diferente, mantido por jovens veterinários com doaçoes dos visitantes e venda de artesanato. Pela primeira vez na vida pude tocar em um condor, recolhido por eles para recuperaçao e reintroduçao na natureza, o que vai ser difícil porque eles foram envenenados (provavelmente comeram carniça envenenada por estricnina e isso pode ter afetado o sistema nervoso das aves). É uma ave impressionante e vista assim de perto é mais impressionante ainda. A envergadura das asas chega a três metros. É parecido com um imenso urubu-rei, pesando cerca de 13 quilogramas. Comprei mais chullos sem regatear, como manda a tradiçao. Aqui a compra valeu também pela boa causa.
Pisac está em restauraçao, mas o mercado de artesanato expandiu-se muito e tornou-se muito comercial. Nao sao mais artesaos que vendem. Agora sao comerciantes, alguns até atacadistas. Mas o pueblo melhorou muito, graças ao turismo.
Almocei em Urubamba, onde o Vilcanota muda de nome. O Vilcanota/Urubamba é um dos subafluentes do Rio Amazonas. Urubamba também melhorou uma barbaridade. O restaurante serve um buffet de comida andina de respeito, inclusive um excelente ceviche de truta e uma nao menos excelente papa a huancayna.
Ollantaytambo também está melhor e as escavaçoes prosseguem. O volume de informaçoes sobre o sítio arquelógico aumentou bastante, o que torna mais fascinante ainda esse mundo inca que foi destruído por uma civilizaçao supostamente mais avançada.
Chinchero é um sítio arqueológico que começa a ser restaurado e explorado e já atrai visitantes em volume bastante para melhorar o pueblo.
De volta a Cuzco fui ver um espetáculo de danças folclóricas excelente (o ingresso é o boleto turístico). Lembrou-me o Ballet Folklórico Nacional do México. A propósito, em Belém falta algo parecido.
Amanha ingresso na Trilha Inca, continuando esta imersao na América profunda. Chegarei domingo a Machu Picchu. Segunda-feira reingresso para uma visita com mais calma. Se tiver pique, voltarei a atualizar o blog segunda-feira.
Hasta la vista.

Comentários

Essa hora vc deve estar literalmente nas nuvens, bravo aventureiro.
Up Up Up.keep going...
Abs.

R.Sampaio
JOSE MARIA disse…
Meu caro Romolo.

Obrigado pela leitura e pelo comentário.
Mais que isso.
Passei dela e fiquei um dia inteiro sobre as nuvens, que estavam no fundo, bem no fundao dos vales, 500 ou 600 metros abaixo da Trilha.
Caminhei acima das nuvens.
E muito diferente de fazer isso de aviao.
Agora estou em Águas Calientes, na beira do Urubamba, que avisto da sacada do hotel uns poucos metros mais adiante. O barulho parece de uma cascata e se ouve ao longe.
A verdade é que estou ouvindo este som do Urubamba desde ontem, qundo reingressamos no vale dele.

Postagens mais visitadas