América Profunda

Começo minhas férias hoje e inicio uma viagem à América profunda.
Vou voltar a Puno, Cuzco e Machu Picchu, na ordem inversa da viagem que fiz vinte anos atrás, mais ou menos, de Cuzco a Belém, via Bolívia (por Cochabamba, Santa Cruz de la Sierra e Puerto Suárez/Corumbá), de trem e ônibus.
Sei que a paisagem mudou, pouco, mas mudou. Mas sei que meus olhos mudaram muito.
Desta vez vou para um mergulho na América profunda dos uros, que vivem sobre ilhas artificiais de totora (junco) no Lago Titicaca, algumas delas com mais de 160 anos de idade. Vou viver um dia e uma noite com uma família em uma ilha do Lago Titicaca. Depois passo uns dois dias em Cuzco, me aclimatando para fazer a Trilha Inca Longa. Serão quatro dias de caminhada por um trecho da imensa Estrada Real dos incas, com altitudes que chegam a 4.000 metros sobre o nível do mar. No quarto dia de caminhada chego a Machu Picchu. No dia seguinte reingresso para mais uma vez rever a cidadela e seus mistérios.
Depois, passo uns dois dias em Lima e inicio outro mergulho, agora na Amazônia profunda. Vou passar uns dias em Iquitos, na selva amazônica peruana. E daí vou descer o imenso Rio até Belém, passando por Tabatinga/Letícia, Manaus e Santarém, seguindo mais ou menos o mesmo caminho de um cônsul francês em Callao (que registrou em livro a experiência) e de alguns outros viajantes como Wallace (escolhi o livro dele como companheiro de viagem).
Perto do Natal estarei de volta a Belém.
Sempre que possível registrarei essas etapas aqui.

Comentários

Belenâmbulo disse…
Instigante essa viagem. Penso em fazê-la subindo o imenso rio. Será que rola?

Abraço
JOSE MARIA disse…
Meu caro Belenâmbulo.

Obrigado pela leitura.
Rola sim. Os barcos de Belém para Manaus e de Manaus para Tabatinga sao esses que nós conhecemos. De Tabatinga para Iquitos tem um barco rápido. De Iquitos para Lima tem aviao da LanPeru. Para Cuzco tem aviao e onibus.
De Cuzco dá para ir de ônibus para Puerto Maldonado e daí para Rio Branco, no Acre. Do Rio Branco a Belém é tranquilo. Já fiz e deu certo.
Também quero fazer um dia esse percurso Cuzco-Belèm. Vinte anos atrás já fiz isso, saíndo pelo Sul do Peru, via Bolívia. O roteiro completo foi Cuzco - Puno - La Paz - Cochabamba - Santa Cruz de La Sierra - Puerto Suarez - Corumbá - Campo Grande - Goiania - Belèm.
Valeu.
Belenâmbulo disse…
Muito grato pelas informações, meu amigo!

Postagens mais visitadas