Estatuto Jurídico da Igreja

Uma concordata celebrada com a República Federativa do Brasil em 13 de novembro de 2008 reafirmou a personalidade jurídica da Igreja Católica e de todas as Instituições Eclesiásticas - ou seja, instituições dotadas de personalidade jurídica de direito canônico - conforme artigo abaixo transcrito.
A norma de direito público internacional ajuda a resolver alguns problemas resultantes da atuação da Igreja na vida civil: a personalidade jurídica das Instituições Eclesiásticas será reconhecida pela República Federativa do Brasil mediante a inscrição no respectivo registro do ato de criação, nos termos da legislação brasileira, vedado ao poder público negar-lhes reconhecimento ou registro do ato de criação, devendo também ser averbadas todas as alterações por que passar o ato.
Pelo que a mim parece, as pessoas jurídicas de direito canônico serão automaticamente reconhecidas pelo Estado brasileiro apenas com o registro civil de pessoas jurídicas no serviço registral competente.

Artigo 3º

A República Federativa do Brasil reafirma a personalidade jurídica da Igreja Católica e de todas as Instituições Eclesiásticas que possuem tal personalidade em conformidade com o direito canônico, desde que não contrarie o sistema constitucional e as leis brasileiras, tais como Conferência Episcopal, Províncias Eclesiásticas, Arquidioceses, Dioceses, Prelazias Territoriais ou Pessoais, Vicariatos e Prefeituras Apostólicas, Administrações Apostólicas, Administrações Apostólicas Pessoais, Missões Sui Iuris, Ordinariado Militar e Ordinariados para os Fiéis de Outros Ritos, Paróquias, Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

§ 1º. A Igreja Católica pode livremente criar, modificar ou extinguir todas as Instituições Eclesiásticas mencionadas no caput deste artigo.

§ 2º. A personalidade jurídica das Instituições Eclesiásticas será reconhecida pela República Federativa do Brasil mediante a inscrição no respectivo registro do ato de criação, nos termos da legislação brasileira, vedado ao poder público negar-lhes reconhecimento ou registro do ato de criação, devendo também ser averbadas todas as alterações por que passar o ato.


Comentários

Postagens mais visitadas