Planejamento Estratégico e Alinhamento

Notícia importante do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região (Pará e Amapá):

O Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região aprovou, em sessão extraordinária, na manhã desta sexta-feira (14), a adequação do seu Planejamento Estratégico ao Plano Estratégico Nacional do Judiciário, instituído pela Resolução 70/2009, do Conselho Nacional de Justiça - CNJ.

Com isso, a 8ª Região Trabalhista cumpre a Meta de Nivelamento nº 1, estabelecida no 2º Encontro Nacional do Judiciário, realizado no dia 16 de fevereiro, em Belo Horizonte (MG). De acordo com esta Meta, todos os tribunais brasileiros deverão elaborar ou adequar seu Planejamento Estratégico à estratégia nacional e aprová-los em seu Tribunal Pleno ou Órgão Especial, até o dia 31 de dezembro deste ano.

A adequação do Planejamento Estratégico do TRT8 foi aprovada por unanimidade entre os desembargadores e é resultado do Fórum de Gestão Estratégica, ocorrido nos dias 29 e 30 de abril de 2009. O Plano contém 7 objetivos, 31 metas e 64 iniciativas estratégicas.

Na definição das iniciativas foram consideradas as propostas encaminhadas por magistrados, servidores e representantes de associações; as ações do Plano de Gestão Estratégica 2008; os resultados do diagnósticos institucional, bem como algumas das ações constantes do banco de boas práticas do Poder Judiciário, disponíveis no sítio do CNJ.

De acordo com o Núcleo de Gestão Estratégica do CNJ, o TRT8 foi o primeiro Tribunal Brasileiro adequar seu Planejamento à Estratégia Nacional.

Para a Presidente do TRT8, Desa. Francisca Oliveira Formigosa, "além de atender a determinação do CNJ, cumprimos nosso compromisso institucional, assumido por ocasião de minha posse. Naquela ocasião ressaltei que, considerando a Gestão Democrática como valor institucional da Oitava Região, decidi não elaborar, individualmente, um plano de gestão. Optei por construí-lo de forma participativa, conforme preceitua a moderna administração pública. Também assumi perante o Tribunal, o compromisso de, já nos primeiros meses de minha gestão, promover um grande FÓRUM DE GESTÃO ESTRATÉGICA, momento em que foram definidas as metas, projetos e ações que contribuirão para o alcance da missão institucional e que, à unanimidade, foram aprovadas pelo Tribunal Pleno."


O Tribunal adota no seu planejamento estratégico a metodologia do Balanced Scorecard (BSC), de Kaplan e Norton, a famosa dupla de Harvard. No caso, o Tribunal buscou o alinhamento com o Conselho Nacional de Justiça. E alinhamento é exatamente um dos pontos fortes da metodologia (Kaplan e Norton escreveram um livro sobre o tema).

Comentários

Postagens mais visitadas