Notícias do CONARH (6)

Osires Silva agora é Reitor de uma Universidade privada (Unimonte) em Santos, Presidente de diversos Conselhos de Administração e dono de uma empresa de tecnologia que pretende lançar no mercado um produto extraído do látex que funciona como uma pele humana.
Coube a ele abrir a sessão magna sobre o tema Educação e Resultados: a Prática do Desenvolvimento Humano. Justo no dia em que a Embraer faz 40 anos. Ele começou contando como nasceu a Embraer. O primeiro avião foi feito a martelo. No voo inaugural para Campo Grande ele pilotava o protótipo e por pura emoção esqueceu de baixar o trem de pouso. Perdeu as hélices e os dois motores. Parecia o fim antes do começo. Ligou para seu vice-diretor e explicou envergonhado o acidente. Racional, seu vice perguntou se dava para aproveitar. Ele respondeu que sim, desde que conseguisse dois motores e hélices. Um velho DC-3 trouxe os dois motores e as hélices de S. José dos Campos - eram para o segundo protótipo - e trabalharam a noite inteira para recuperar o avião. No dia seguinte, quando o fiasco era notícia, ele fez o vitorioso voo de volta, e virou noticia de novo. Ao chegar, estranhou que o hangar estivesse fechado em dia útil, em uma época em que trabalhavam sem parar. Desanimado, taxiou, parou, desligou os motores e só então o hangar se abriu e todos sairam abrindo uma faixa imensa que anunciava o nascimento da Embraer. O resto é história. Inclusive essa mal contada das demissões em massa e bom lucro em tempos de crise.
Mas o que impressiona é a vitalidade de Osires, a crença que é possível mudar este Brasil velho de guerra. A impressão que dá é que ele tem plano até para depois da morte. Que ela demore, são meus votos.
José Luiz Marcusso é o geólogo que vai tocar o pré-sal. Coisa para 300.000 empregos e alguns zilhões de dólares. Ele confia que vai dar certo e talento é o que não vai faltar. Quem for antenado pouquinha coisa vai ficar atento para esse movimento.
Marita Bernhoeft, da Bovespa, mostrou que a formação profissional e a gestão de pessoas vai contar e muito para o sucesso do pré-sal. O recado básico é: sem educação de qualidade, não vai dar.

Comentários

Postagens mais visitadas